Utilizando o RSS para "furar a bolha"

Postado em 27 April, 2021 | 7 minutos

Obs.: Originalmente publicado no computando-arte dia 27Abr2021

Já percebeu que o seu feed da rede social está cheio de notícias que fazem você “passar raiva”? O fenômeno é chamado de doomscrolling, e apesar que de termos mais notícias desse tipo, as redes sociais as exibem com mais frequência.

A conhecida “bolha” (filter Bubble) das redes sociais faz com fiquemos mais tempo nas redes, exibindo apenas posts que engajamos mais, e isso está causando diversas consequências nefastas desde potencializar fake news e desinformação a ansiedade e depressão nos internautas.

Mas se eu te disser que existe uma alternativa? Um meio de receber as informações diretamente, sem nenhum filtro ou algoritmo. É disto que vamos falar hoje, o RSS.

Logo do RSS

Logo do RSS

O que é o RSS?

RSS é a sigla para Really Simple Syndication, sincronização realmente simples, é um arquivo XML gerado por muitos sites que exibe os posts que o site tem, dessa forma a pessoa com um leitor de RSS consegue acompanhar diversos blog, sites de noticia e etc … centralizados no seu leitor.

Quem criou o RSS?

Uma das pessoas responsáveis pela criação do RSS foi o Aaron Swartz, um hacker conhecido por diversas coisas como o Creative Commons e da melhor rede social o Reddit 😛

Aaron Swartz (2008), Fonte: wikimedia

Aaron Swartz (2008), Fonte: wikimedia

Quem se interessou pela historia do Aaron recomendo os seguintes conteúdos:

Como usar o RSS? Parte 1: Os leitores

Para usar o RSS você precisa de um leitor de RSS, e não faltam opções! A primeira classe de leitores são os locais, um app local no seu computador ou celular que infelizmente não sincroniza entre seus dispositivos, se isso não é um problema para você é uma ótima opção.

O thunderbird (cliente livre de emails) é a opção mais tradicional.

Gosta de programas que rodam no terminal? tem o newsboat.

Para Linux tem o liferea que está disponível na maioria das distribuições.

No Android tem o Feeder, que também está disponível na Fdroid (loja de aplicativos livres).

Tem Mac ou iOS? Uma opção ótima é o NetNewsWire.

Depois desse monte de opções, se não quiser instalar nada 😛 tem o Feedbro extensão para os navegadores (chrome e firefox).

Essas são todas as opções de leitores locais que conheço.

Vamos agora para as opções online, que permitem sincronizar entre seus dispositivos, é muito prático pois se viu algo interessante no computador pode marcar para ler depois no celular e vice versa.

O Feedly é o serviço mais conhecido, tem um plano básico gratuito, bem amigável, para quem está começando recomendo ir com ele.

Captura de tela do Feedly

Captura de tela do Feedly

Por fim, a opção que eu uso, para quem gosta de software livre e se preocupa com sua privacidade, o Tiny Tiny RSS (tt-rss.org). Você pode instalar numa raspberry-pi e acessar na sua rede local (caso precise acessar fora de casa pode usar serviços como Pagekite e ngrok para torna-ló acessível pela internet) ou alugar uma cloud e hospedar lá.

Outra opção para usar o tt-rss é utilizar a instancia do Snopyta (grupo sustentado por doações que hospeda diversos softwares livres).

Como usar o RSS? Parte 2: Assinando os feeds

Com um leitor de RSS da sua preferencia funcionando, bora assinar os feeds!

Vamos começar pelo YouTube, os feeds são assim:

www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=<id_do_canal>

Substitua no final pelo channel_id do canal que quer assinar. Um truque para descobrir o id que tem interesse: Selecione um vídeo, em seguida clique no ícone do canal e daí o channel_id vai aparecer na url. Por exemplo, o feed do canal da Jana Viscardi é o seguinte:

www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=UC9h2vDtQXEiD0O4aVubsYYA

Caso o truque não funcione, com o vídeo aberto, abra o código fonte da página (use o atalho control+u) e procure (control+f) por channelId.

Para acessar os feeds da melhor rede social 😛, o Reddit:

Na wiki tem uma seção sobre RSS, basta colocar um .rss no final. Por exemplo o feed do /r/dataisbeautiful é:

old.reddit.com/r/dataisbeautiful/.rss

Precisa acompanhar projetos do github? Por exemplo, utilizo aqui em casa um firmware livre no meu roteador, o OpenWRT, para acompanhar as releases o feed é:

github.com/openwrt/openwrt/releases.atom

No mesmo padrão para acompanhar os commits, da branch master:

github.com/openwrt/openwrt/commits/master.atom

Obs.: Os feeds atom na prática são a mesma coisa que feeds RSS, alguns sites adotam isso.

Gosta de Newsletters? O serviço kill-the-newsletter.com cria um e-mail para você cadastrar na newsletter e um feed para assinar.

Veja o diretório de Newsletters brasileiras que o manual do usuário fez.

Gosta do medium? o feed é assim: medium.com/feed/nome-do-usuario, por exemplo, o feed do computando arte 🤭 é:

medium.com/feed/computando-arte

E o Twitter? Infelizmente o twitter descontinuou os seus feeds RSS 😞 Mas tem um software livre chamado Nitter que permite navegar pelos posts do twitter com privacidade e gerar um feed rss.

Tentei mostrar como chegar nos feeds de alguns serviços populares, mas e os outros? Então muitos sites e podcasts tem o ícone e/ou o link do seu feed, caso não encontre procure no código fonte da pagina por rss ou feed ou xml ou atom e você vai acabar encontrando. A maioria das tecnologias por trás dos sites como o super popular WordPress gera nativamente os feeds RSS.

Por exemplo, até meu site pessoal simples uso o Hugo (gerador de sites estáticos, semelhante ao Jekyll) e coloquei o link pro meu feed, mas se for procurar no código fonte da página encontrará:

<link rel="alternate" type="application/rss+xml" href='https://caioau.net/blog/index.xml' title="Blogs on Pagina do caioau">

Pronto, aqui você encontra o meu feed RSS:

caioau.net/blog/index.xml

Por fim, não poderia fazer um texto sobre RSS sem falar do RSS-Bridge, software livre que gera feeds RSS apartir de páginas do facebook, instagram (dá até pra seguir hashtags ✨) , Wikipedia e várias outras integrações.

Considerações finais

Com o RSS podemos “furar a bolha” e receber toda a informação sem filtros e algoritmos. Usando o RSS logo vai perceber uma das razões (além do lucro das big tech 💸) do porque desses filtros, é muita informação! Então use com moderação (para evitar o famoso FOMO, fear of missing out, a sensação de que não posso ficar minutos longe do meu celular pois estou perdendo algo) e tentar uma relação mais saudável com a tecnologia.

Vale recomendar o episódio #41 do tecnocracia, é um podcast excelente sobre as consequências da tecnologia e vou indicar justamente o ep. #41: Manual prático para retomar sua atenção do calabouço das redes sociais com várias dicas 🧘🔕 de como controlar o celular e as redes sociais e não o contrário.

Estamos usando a tecnologia? Ou sendo usados? (Fonte)

Estamos usando a tecnologia? Ou sendo usados? (Fonte)

Por fim, pra quem gosta do tema, vou indicar alguns conteúdos muito interessantes 🤯

Crédito: Cryptorave no twitter

Crédito: Cryptorave no twitter

O documentário Dilema nas Redes (2020), disponível na Netflix, bombou! Adoro como ele é muito didático e expões as principais questões do tema, recomendo muito pra quem ainda não viu. Outro doc, é o Coded Bias (2020) que foca mais nas tecnologias de reconhecimento facial e seus vieses e contou com a presença da Cathy O’Neil, autora do livro fenomenal Weapons of Math Destruction traduzido no Brasil como Algoritmos de Destruição em Massa.

Uma talk recente, que eu adorei foi a Rage Against The Machine Learning, onde o Dr. Hendrik Heuer fala da sua pesquisa de auditoria dos algoritmos das redes sociais para o interesse público.

Para podcast, vou indicar outros episódios do tecnocracia, é difícil indicar só alguns, todos são ótimos: